terça-feira, 15 de maio de 2012

Serra do Pouso Alto - O "cume" do Planalto Central




A Serra do Pouso Alto é o ponto mais alto do Planalto Central. Está localizada a aproximadamente 5 km de Alto Paraíso no Estado de Goiás e a apenas 2 km da rodovia GO 518. Embora seja o ponto mais alto do Planalto com 1665 metros de altitude, a Serra não é considerada uma montanha propriamente dita pois a altura da base ao cume não passa de 100 metros. Mesmo assim, o lugar é lindo e é um ícone das terras altas da região central do país.

Como a caminhada é curta, não nos apressamos para começar. Saímos de Brasília cerca de 9h do dia 21 de abril de 2012 (Andrea, Fabio e Teo). Combinamos de encontrar o Renato, que veio de Minaçu, no restaurante Oca Lila, em Alto Paraíso . Depois de um delicioso almoço vegetariano, nos preparamos para colocar as botas na trilha.

Até a base da Serra, caminhamos por campos de pepalantus floridos em um desnível muito suave.


Início da caminhada pelas trilhas de coletores de sempre-vivas.


Campo de pepalantus.

Subimos a Serra por um vara mato básico, entre pedras e arbustos. Nem sinal de trilha. Antes de chegar ao topo, passamos por uma área plana onde acampamos.

Alcançamos o cume do Pouso Alto cerca de 16h30. Aproveitamos a linda luz de final de tarde para apreciar a vista dos vales da região.

Andrea no cume da Serra do Pouso Alto.

Da esquerda para direita: Teófiolo, Renato, Andrea e Fabio

Antes de escurecer, voltamos para armar o acampamento e curtir o pôr do sol com uma boa conversa e um visual maravilhoso.

Pôr do sol na Serra do Pouso Alto.

No dia seguinte, tomamos café da manhã e descemos a Serra por um novo caminho, fazendo uma travessia. Chegamos ao carro por volta de 10h.

Foi uma rápida e bela caminhada. Deixou um gostinho de quero mais!

Dica: A área onde acampamos não tinha água. Recomendamos encher os recipientes de água antes de começar.

Participantes: Andrea, Fabio, Teófilo e Renato.

3 comentários:

  1. Olá,
    Belíssimo passeio! Aliás, seus blogs são muito bonitos e estimulantes. Mas gostaria de saber se em suas excursões vocês têm tido relatos de assaltos. Essa é minha maior preocupação. Parece que nas montanhas do Estado do Rio de Janeiro as excursões devem ser feitas em grupos maiores, por razões de segurança. Não sei.
    Podem me ajudar a esclarecer esse assunto?
    Obrigado e parabéns!
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo. Por acaso você gravou a tracklog desta trilha? Se sim, onde posso baixar?
    Abraço.
    Rael Schiffler

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir